X

Faça a sua pesquisa

(1º Salão Gramado) Setor moveleiro nacional reunido em Gramado

Grupo de empresários resgata a força do setor moveleiro local e organiza feira nacional no Serra Park, o 1°  Salão Gramado

(1º Salão Gramado) Setor moveleiro nacional reunido em Gramado Álvaro Masotti (4º da esquerda para direita) é um dos idealizadores do projeto.

 

Texto: Halder Ramos

Fonte: Revista das Hortênsias - Gramado RS

 

Com 506 estabelecimentos em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, o setor moveleiro é um dos que mais emprega na região. São 4.036 trabalhadores formais nos três municípios. Demonstrar a força do setor, valorizar e dar oportunidade para empresas locais e reunir os grandes nomes nacionais da movelaria são as propostas do 1° Salão Gramado, que ocorre de 1º a 4 de julho, no Serra Park. Com apoio do Sindimobil, o evento é organizado pela iniciativa privada. São seis empresários engajados no resgate da tradição dos móveis da região: Lauro Lovatto, Móveis Armil; Lino Hermann, Hermann Móveis; Marino Fritsch, Móveis Luhaz; Jorge Mezzomo, Mezzon Móveis; Valmor Cardoso, Avi Móveis; e Álvaro Masotti, Móveis Masotti.

Os organizadores do 1° Salão Gramado esperam reunir entre 120 e 150 expositores de todo o Brasil. No total, são aguardados seis mil visitantes durante o evento. “Inicialmente, pensamos em focar a região. Fomos reavaliando e optamos por suprir a demanda de uma grande feira nacional nos moldes do que foi o Salão Brasil”, afirma Álvaro Masotti, um dos idealizadores do evento.

Conforme ele, o grupo começou a fazer encontros de planejamento em abril de 2012. O plano é fazer uma feira com 15 mil metros quadrados de área. Atualmente, 80% da área da feira está comercializado ou pré-reservada. “Sentimos a necessidade de termos um evento de porte para valorizar contingente de empresas da região”, diz.

Para execução do evento, estão sendo contratadas empresas especializadas em todas as áreas desde o receptivo até a assessoria de imprensa.  Segundo Masotti, a feira reunirá empresas de móveis e decoração de alto padrão e será voltada ao varejo. “Não temos nenhum evento do gênero desde 2004”, lembra.

 

Móveis de qualidade e a carência por uma grande feira

Os números comprovam a força do setor moveleiro da Região das Hortênsias. Com 90.547 habitantes, as 506 fábricas de Gramado, Canela e Nova Petrópolis geram 4.036 empregos diretos, o que representa uma média de 7,98 funcionários por estabelecimento. No Rio Grande do Sul, a média é de 5,7 trabalhadores por estabelecimento moveleiro. “Nossa região possui bastante representatividade no segmento dos móveis. O objetivo da feira é desenvolver também as indústrias regionais que não possuem condições de participar de eventos no centro do país em função dos custos elevados”, afirma Álvaro Masotti.

Outro fator importante para a realização de uma feira nacional em Gramado é a qualidade, o requinte e a tradição dos móveis produzidos na região.

Conforme Masotti, as excelentes redes hoteleira e gastronômica, além da completa infraestrutura do Serra Park, contribuem para a realização de um evento de porte nacional em Gramado. “Os participantes podem aliar trabalho e lazer. Muitos irão trazer as famílias para conhecer a região, o que vai contribuir para a economia local”, reforça.

Leia mais notícias sobre móveis e decoração »
© Todos os direitos reservados - Móveis Masotti 2018
Desenvolvimento de sites para Móveis por Orgânica Digital